No passo do Velho Chico


Venho descendo o rio São Francisco desde a última sexta-feira, dia 10 de novembro.
Depois de ter escalado, com a magrela, a Serra da Canastra na quinta-feira, no dia seguinte. sob denso nevoeiro e uma boa chuva, comecei a pedalar rio abaixo, alegre, satisfeito (e molhado).
De São Roque de Minas segui para Vargem Bonita, a primeira cidade banhada pelo rio.
Em Vargem Bonita passei também pela sua primeira ponte urbana.

Já no sábado cheguei a Iguatama, a segunda cidade mineira banhada pelo, ainda jovem, São Francisco.
Em Iguatama, encontrei, lado a lado, duas pontes sobre o adolescente Chico: uma ponte antiga, que certamente ofereceu acesso para o desenvolvimento da cidade e uma ponte já no traçado da rodovia que tangencia Iguatama (BR-354).

Daí segui para Arcos e, depois, Lagoa da Prata, duas agradáveis cidades do interior das Minas Gerais, onde, pedalando, passei o final de semana.
Hoje, segunda-feira, 13 de novembro, cheguei no início da tarde a Bom Despacho, a tempo de aproveitar toda a luz que incidia na minha chegada sobre a Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Despacho, para fazer o registro abaixo.
Daqui, amanhã, continuo descendo rumo a Martinho Campos, Pompéu e Morada Nova de Minas, já às margens do "lago" de Três Marias.
Depois é pedalar "pros nortes de Minas", como cantou Elomar.


Comentários

  1. Você é uma criatura universal, grande Gilson! Possui muitos amigos que dividem a emoção com você! Parabéns pelos caminhos exemplares que escolhe! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário